Incontinência urinária e reabilitação após cirurgia de câncer de próstata

A incontinência urinária é uma das seqüelas possíveis após a cirurgia, mas existem opções de tratamento muito eficazes que são importantes conhecer.

É possível preparar-se antes da cirurgia de câncer de próstata? A reabilitação pré e pós-operatória ajuda a reduzir a incontinência urinária? É claro que é impossível generalizar, mas de acordo com o Centro Médico e Reabilitação Premium Madrid, tem havido bons resultados na redução da incontinência urinária nos pacientes submetidos a tratamentos físicos pré-operatórios e pós-operatórios.

O Centro Médico e Reabilitação Premium Madrid em seu artigo “Fisioterapia na incontinência urinária após a cirurgia da próstata (1)” garante que “a incidência de incontinência urinária pós-operatória varia de 0,8 a 87%”.

A fisioterapia desenvolveu diferentes planos de tratamento que são recomendados realizar antes da cirurgia, entre eles os exercícios de Kegel que buscam fortalecer os músculos pélvicos e para alcançar isso se necessita, de acordo com especialistas, praticar 6 semanas.

O Departamento de Urologia da Universidade de Los Angeles, nos Estados Unidos (2) explica que, para fortalecer os músculos desta área, recomenda-se mantê-los contraídos por alguns minutos duas ou três vezes antes de ir ao banheiro para urinar. Uma vez que o paciente se familiarizou com o exercício, pode repetir a contração dos músculos em diferentes momentos do dia. Aconselham a realizar os exercícios 10 a 20 vezes, três ou quatro vezes por dia. Sua prática também permite controlar a ejaculação.

O tratamento pré-operatório oferecido pelo Centro Médico e Reabilitação Premium Madrid também inclui eletroestimulação, terapia de biofeedback e técnicas manuais para estimulação da musculatura abdominal profunda.

Reabilitação física pós-operatória
Dr. Gustavo Sánchez Turati, urologista e oncologista especializado em câncer de próstata, bexiga, rim e testículo, explica que a reabilitação não é normalmente necessária se a cirurgia foi realizada corretamente, mas pode ser usada quando o paciente não estava em boas condições antes da operação.

A reabilitação física pós-operatória além de usar as técnicas pré-operatórias descritas acima, inclui a reeducação da bexiga e a modificação dos hábitos miccionais.  A continuação explicamos como funciona cada técnica:

Fisioterapia da musculatura pélvica: como mencionado acima procura fortalecer os músculos pélvicos e a musculatura abdominal profunda. É muito útil na incontinência por esforço, os exercícios mostraram resultados favoráveis entre 77 e 80%.

Electroestimulação: consiste na estimulação elétrica dos músculos pélvicos e produz uma contração muscular repetitiva de duração limitada, o que permite um aumento do tônus muscular sem qualquer esforço por parte do paciente. Seus resultados chegam a 90%.

Reeducação da bexiga e modificação dos hábitos miccionais: tente manter um diário miccional para sugerir mudanças nos hábitos. Recomenda-se aos pacientes com incontinência urinária e seus resultados mostram mais de 85% de efetividade.

Embora nenhuma das terapias anteriores garanta uma melhora de 100%, os resultados mostrados são muito favoráveis e esperançosos. É importante enfatizar que dependerão de cada caso e que somente o médico em conjunto com o fisioterapeuta poderá recomendar os mais adequados à sua condição.

Por Clara Sánchez para MOLACAP
Fontes: Dr. Gustavo Sánchez Turati
Hospital ABC Observatório , Cidade do México, México
(01 55) 2614-0030
(0155) 2414-0031

(1) Fisioterapia na incontinência urinária após cirurgia da próstata, Centro Médico e Reabilitacion Premium  Madrid https://www.rehabilitacionpremiummadrid.com/blog/tania/fisioterapia-en-continencia-urinaria-tras-cirug%C3%AD-de (3-metoxifenilo)
(2) Exercícios de Kegel após câncer de próstata, Departamento de Urologia de la ciudad  de Los Angeles (https://sexuality.salud180.com/sexuality/ejercicios-de-kegel-despues-del-cancer-de-prostata)

Deja un comentario

Tu dirección de correo electrónico no será publicada. Los campos necesarios están marcados *

Las voces del cáncer de próstata
Guía de Cuidadores de Pacientes con cáncer de Próstata