Detecção de câncer de próstata: o que se fazer de acordo com a idade

20’s, 30’s, 40’s e mais. Estas são as recomendações para prevenção e detecção do câncer de próstata que devem ser tomadas por idade.

O câncer de próstata é a principal causa de morte em homens na América Latina e infelizmente mais de 65% dos casos são diagnosticados em estágios avançados. Os motivos desses diagnósticos tardios são porque o câncer de próstata não apresenta sintomas e muitos homens não vão ao médico para realizar seus exames de rotina.

Embora o câncer de próstata geralmente se apresente em idade avançada, é importante que cada homem, independente da idade, tome consciência da doença e tome as medidas necessárias para aumentar a possibilidade de diagnosticá-la precocemente.

Leve em conta as recomendações de acordo com a idade:

20’s e 30’s

1 Estabeleça hábitos saudáveis
É a melhor época para adquirir bons hábitos que marcarão sua saúde. O World Cancer Research Fund estima que cerca de 20% de todos os casos de câncer diagnosticados nos Estados Unidos e em outros países, estão relacionados à gordura corporal, à inatividade física, ao consumo excessivo de álcool, e/ou à má nutrição, e, portanto, poderia ser evitável. Esta é a boa notícia, esses fatores podem ser prevenidos. É melhor começar em uma idade precoce com bons exercícios, hábitos alimentares e estilo de vida saudável, ajudando a reduzir o risco de desenvolver um câncer de próstata.

Alimentação
Embora não haja nenhuma maneira comprovada de prevenir completamente esta doença, sabe-se por vários estudos que:

Uma dieta rica em gordura, especialmente a gordura animal, pode aumentar o risco de câncer de próstata.

Uma dieta rica em vegetais, frutas e legumes, como ervilhas e feijão, pode diminuir o risco de câncer de próstata. Também associa-se a diminuição do risco ao consumo de licopeno encontrado nos tomates e outros vegetais.

Embora alguns minerais e suplementos podem prevenir o câncer de próstata, não há estudos conclusivos a respeito disso. Alguns suplementos que incluem vitaminas D, E e selênio podem até ser prejudiciais para alguns homens, por isso é aconselhável sempre consultar um médico antes de consumir suplementos.

Exercício
A atividade física ajuda a desintoxicar o corpo, aumentar a oxigenação e melhorar a circulação sanguínea. Evite o sedentarismo.

Evitar tabaco
Os cigarros têm uma grande quantidade de substâncias tóxicas que podem atacar as células da próstata causando mutações que mais tarde se tornam em tumores.

2 Conheça os antecedentes familiares
Se houver antecedentes deste tipo de câncer na família o risco aumenta, por isso é importante  conhecê-los e fazer mudanças no estilo de vida para reduzir o risco.

3 Conhecer sua próstata
A informação é poder. É importante conhecer como a próstata funciona e quais são os problemas mais comuns que podem surgir. Neste link pode-se encontrar mais informação: https://cancerprostata.info/pacientes-herramientas/#datospostrata2

4 Ser um agente de mudança na família
Compartilhe esta informação com familiares e amigos com mais de 40 anos e incentive-os a ir ao urologista para fazer exames de PSA e toque retal, de acordo com a idade.

40’s

Além de continuar com os hábitos saudáveis ​​já mencionados, devem-se levar em consideração os antecedentes familiares e outros fatores de risco como a raça. O risco de câncer de próstata é duas a três vezes maior se tiver um parente de primeiro grau, ou seja, um pai, um irmão ou um filho, com câncer de próstata. A probabilidade aumenta até uns 70% se você é afro-descendente. Nestes casos é recomendável ir ao médico para fazer o exame de PSA (Antígeno Prostático Específico) e toque retal. Mais detalhes sobre este teste aqui: https://cancerprostata.info/pacientes-herramientas/#pruebas2

50’s ou mais

O câncer de próstata afeta principalmente homens com mais de 50 anos, por isso é importante consultar o seu médico – é recomendável que seja um urologista – para exames de rotina, PSA e toque retal; Ambos os testes são necessários para obter um resultado mais preciso e ter um diagnóstico oportuno.

Lembre-se de que a medida que se envelhece, aumenta o risco de desenvolver câncer de próstata. A partir dos 65 anos a probabilidade de vir a tê-lo é superior a 60%.

Não se esqueça de que o câncer de próstata NÃO APRESENTA SINTOMAS nos estágios iniciais, portanto, o PSA e o exame de toque retal, são vitais para um diagnóstico preciso.

Fontes:

Nacional  Cancer Institute
Cancer.net
Manual Salvati para á saude da próstata/Fundação Salvati A.C
Prostate cáncer: early detection. American Cancer Society Web site.
https://www.cancer.org/cancer/prostatecancer/index
MOLACAP https://cancerprostata.info

 

Deja un comentario

Tu dirección de correo electrónico no será publicada. Los campos necesarios están marcados *

Las voces del cáncer de próstata
Guía de Cuidadores de Pacientes con cáncer de Próstata